Foi protocolado na data de ontem, 27 de fevereiro, mais um ofício junto ao Governo Federal para tratar da situação dos trabalhadores temporários do IBGE. O documento desta vez foi encaminhado ao Ministério de Gestão e Inovação e deve ser avaliado pela Ministra Esther Dweck nos próximos dias.
O pontos centrais do documento são :
1) reajuste urgente do salário dos APMs para o patamar de R$ 2 455,27;
2) recomposição orçamentária do IBGE já em 2023 para contemplar esse patamar salarial.
As questões relativas à remuneração dos trabalhadores temporários fazem parte do orçamento do IBGE e por isso não são tratadas na mesa de negociação salarial que está ocorrendo em Brasília. A última reunião do Comitê Gestor de carreiras demonstrou unanimidade na necessidade de revisão do patamar salarial dos trabalhadores temporários. A questão será encaminhada ao Conselho Diretor para que seja apresentada uma solução concreta ao tema. O desfecho desta demanda passa pelo Ministério do Planejamento, coordenado pela Ministra Tebet, responsável pelo orçamento do IBGE e que já acumula ofícios sobre esse e outros temas de interesse dos trabalhadores do IBGE.
É fundamental que as assembleias de núcleos passem a debater o tema e discutir novas estratégias de pressão junto à direção do IBGE para uma solução imediata diante da grave situação dos temporários.
Saudações sindicais,
ASSIBGE Sindicato Nacional
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.