22/02/2019 – Toma posse como presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra. No discurso de posse, o ministro Paulo Guedes, defende cortes no questionário e justifica: “Quem pergunta demais vai acabar descobrindo coisas que a gente nem gostaria de saber”. https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/02/guedes-pede-reducao-de-questionario-do-censo-para-execucao-de-pesquisa.shtml
28/03/2019 – Em reunião com a nova Presidente do IBGE, a direção do Sindicato manifestou preocupação com os cortes de verbas para o Instituto e o Censo 2020 e defendeu seu projeto original.
02/04/2019 – Bolsonaro voltou a criticar a metodologia de cálculo do emprego/desemprego, afirmando que o IBGE “não mede a realidade” e “engana a população”. A ASSIBGE-SN divulgou nota com repercussão na mídia. Em resposta aos ataques do governo, diversas entidades publicaram nota de solidariedade e apoio aos ibgeanos.
https://oglobo.globo.com/economia/bolsonaro-volta-criticar-metodologia-do-ibge-para-medir-desemprego-no-pais-1-23567270
09/04/2019 – Sindicato publica “A importância do Censo Demográfico para o Estado e a sociedade brasileira”, carta em que demonstra os principais usos do censo demográfico e sua importância para o país a fim de dialogar com a sociedade, movimentos sociais, parlamentares e demais políticos, sobre a gravidade das consequências de uma intervenção no censo demográfico.
https://assibge.org.br/a-importancia-do-censo-demografico-para-o-estado-e-a-sociedade-brasileira/
10/04/2019 – A Presidente do IBGE divulgou carta aos ibgeanos, informando que o Censo 2020 passaria por ajustes. A ASSIBGE-SN respondeu, rebatendo as críticas que procuravam desqualificar o trabalho do corpo técnico da casa.
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/24705-ibge-define-tamanho-dos-questionarios-do-censo-2020
16/04/2019 – Em reunião da Comissão Consultiva do Censo, ficou clara a divergência entre os técnicos da casa e a direção, que preferiu aceitar a recomendação de corte de 25% do orçamento e aplicar cortes também ao questionário do Censo.
https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/04/03/comissao-consultiva-do-censo-divulga-carta-defendendo-recomposicao-do-orcamento.ghtml
17/04/2019 – Susana Cordeiro Guerra anuncia Ricardo Paes de Barros para apresentar uma reformulação do questionário do Censo, o que foi denunciado como intervenção do governo no IBGE.
https://istoe.com.br/ibge-sob-ataque/
https://www.cartacapital.com.br/politica/por-que-o-censo-2020-que-guedes-quer-cortar-e-tao-importante/
02/05/2019 – ASSIBGE-SN contratou um escritório específico para os trabalhos de defesa do Censo Demográfico. Garcez Advocacia, buscando questionar juridicamente os cortes orçamentários e no questionário, inclusive levando a denúncia a organismos internacionais.
02/05/2019 – A ASSIBGE-SN convoca manifestação na porta da Sede do IBGE, no Rio, para denunciar a intervenção e exigir o orçamento e o questionário originais do Censo 2020. Cerca de 250 companheiros de todo o país participaram.
2 a 5 de maio 2019 – A Reunião da Direção Nacional plena da ASSIBGE-SN, com cerca de 80 delegados de todo o país, aprova a campanha nacional pelo CENSO SEM CORTES e a colaboração com campanhas já existentes como a campanha Todos pelo Censo;
06/05/2019 – A Presidente do IBGE exonera os diretores José Beviláqua (DI) e Cláudio Crespo (DPE), este último um dos responsáveis pela operação censitária;
https://oglobo.globo.com/economia/demissao-de-diretor-de-pesquisa-nao-foi-motivada-pelo-censo-diz-presidente-do-ibge-23646382
10/05/2019 – Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados pede o descontingenciamento das verbas do Censo 2020, alertando que os cortes poderiam ameaçar as políticas públicas para o setor. O novo diretor da DPE, Eduardo Rios-Neto, desconsidera propostas anteriores e propõe novos cortes no questionário do Censo. O Sindicato denuncia e a imprensa dá repercussão.
https://exame.com/brasil/apos-definir-cortes-ibge-propoe-reduzir-questoes-do-censo-2020/
14/05/2019 – O Sindicato enviou nota ao Banco Mundial, solicitando esclarecimentos sobre a postura e propostas consideradas descabidas, apresentadas por Ariana Legovini em reunião com técnicos da Casa. Nessa reunião, supostos técnicos do Banco Mundial chegaram a sugerir que a amostra do censo demográfico passasse a ser de cerca de 9 mil domicílios. Ou seja, foram proferidas propostas meramente especulativas sem nenhuma base científica, desrespeitando o longo histórico da casa de formar representantes da estatística mundial.
https://assibge.org.br/nota-ao-banco-mundial/
16/05/2019 – Bolsonaro volta a atacar os índices de desemprego divulgados pelo IBGE, sem qualquer resposta contundente da Presidência do órgão.
https://veja.abril.com.br/economia/bolsonaro-volta-a-criticar-ibge-e-diz-que-desempregados-sao-mais-de-12-mi/
21/05/2019 – A CTASP da Câmara realiza audiência pública, por iniciativa da ASSIBGE-SN, na qual a representante da Presidência do IBGE confirmou não haver orçamento definido para o Censo 2020.
https://assibge.org.br/assista-a-audiencia-publica-sobre-o-ibge-e-o-censo-2020/
24/05/2019 – A Executiva Nacional da ASSIBGE-SN envia ofício aos chefes das Unidades Estaduais, alertando para os riscos e a temeridade de se realizar um censo sem orçamento definido e com redução do questionário.
https://assibge.org.br/assibge-sn-enviou-oficio-sobre-o-censo-2020-aos-chefes-das-ue/
24/05/2019 – ASSIBGE-SN e UERJ realizam um ciclo de debates com o tema “Em defesa do IBGE e do Censo 2020”.
https://asduerj.org/ciclo-de-debates-em-defesa-do-ibge-e-do-censo-2020/
27/05/2019 – Eduardo Rios-Neto apresentou nova proposta, com prazo de um dia para observações do corpo técnico e repassou para o CD do IBGE aprovar o questionário reduzido. Em resposta às críticas, Rios-Neto afirmou que “ranger de dentes faz parte”.
https://assibge.org.br/ibge-propoe-reduzir-questoes-do-censo-demografico-2020/
29/05/2019 – Realizada Audiência Pública na Comissão do Idoso da Câmara, também por iniciativa da Executiva Nacional da ASSIBGE-SN. Comemoração oficial dos 83 anos do IBGE no Rio de Janeiro é marcada por protestos dos trabalhadores e vaias para Susana Guerra. Nessa audiência não houve nenhum representante da direção do órgão.
https://assibge.org.br/direcao-do-ibge-nao-comparece-a-audiencia-publica-na-camara/
30/05/2019 – carta aberta do sindicato em defesa do censo – Carta aberta à população EM DEFESA DO IBGE E DO CENSO SEM CORTES.
https://assibge.org.br/carta-aberta-a-populacao-em-defesa-do-ibge-e-do-censo-sem-cortes
05/06/2019 – Sessão Solene na Câmara dos Deputados homenageia os 83 anos do IBGE e é marcada por discursos de preocupação dos deputados com os rumos do IBGE e do Censo 2020.
https://www.camara.leg.br/noticias/559340-deputados-criticam-cortes-no-orcamento-do-ibge-em-sessao-solene-para-comemorar-83-anos-do-orgao/
06/06/2019 – Lançamento da campanha : Todos pelo Censo organizada pela ASSIBGE-SN Núcleo Chile.
https://www.instagram.com/todospelocenso/
Junho de 2019 – Quatro técnicos do IBGE em cargos de gerência e coordenações pedem exoneração por não concordarem com as mudanças em curso.
04/07/2019 – Foi realizada a audiência pública na Comissão do Idoso da Câmara dos Deputados “Eventuais restrições ao Censo 2020 e seus impactos nas políticas públicas da pessoa idosa”. Nessa audiência foram apresentados os cortes orçamentários realizados no censo, entre eles a brutal redução do gasto com pessoal e gasto com publicidade. A direção do IBGE reafirma que fará um censo muito eficiente e moderno. O sindicato e demais pesquisadores, e parlamentares seguem defendendo que não há como gerar tais cortes orçamentários, com as alterações de captação impostas, sem impacto na coleta e na qualidade dos dados. Redução no orçamento não afetará qualidade do Censo, diz presidente do IBGE – Notícias – Portal da Câmara dos Deputados.
https://www.camara.leg.br/noticias/561626-reducao-no-orcamento-nao-afetara-qualidade-do-censo-diz-presidente-do-ibge/.
12/07/2019 – A ASSIBGE-SN fez ampla campanha no parlamento e junto a entidades de prefeitos esclarecendo os riscos que sofre o censo demográfico, buscando o entendimento e o apoio desses agentes para lutarem pelo censo em sua integralidade temática, metodológica e orçamentária. ASSIBGE-SN alerta parlamentares e prefeitos para a importância do Censo sem cortes.
02/08/2019 – Em diálogo com movimento de prefeitos, a ASSIBGE-SN contactou a diferentes entidades representativas desse segmento. A ABM emitiu uma nota de apoio ao Censo – Em defesa dos dados e das informações do Censo 2020.
https://assibge.org.br/em-defesa-dos-dados-e-das-informacoes-do-censo-2020-nota-da-associacao-brasileira-de-municipios-abm/
09/08/2019 – A Comissão de Orçamento da Câmara dos Deputados, através do Deputado Marcelo Freixo, inseriu no texto do orçamento um artigo indicando que a Comissão de Orçamento do Congresso inclua verba para “garantir a integridade metodológica e a comparabilidade histórica do Censo 2020”.
https://www.camara.leg.br/noticias/618580-comissao-de-orcamento-debatera-importancia-da-realizacao-do-censo-2020/
13/08/2019 – A ASSIBGE-SN Participou de manifestação com o movimento organizado pela moradia contra os cortes nos questionários do censo, notadamente contra o corte da pergunta do valor do aluguel, que causará impacto nas estatísticas de déficit habitacional. https://blogs.correiobraziliense.com.br/servidor/movimentos-pela-moradia-fizeram-manifestacao-em-defesa-do-censo-sem-cortes/
26 e 27 de agosto de 2019 – A ASSIBGE-SN no Senado e na Câmara Federal, em Brasília, participou do Seminário “O Estado Necessário ao Desenvolvimento Brasileiro no Século XXI”, realizado dias 26 e 27 de agosto, debatendo o censo 2020 e a necessidade de garantir a integridade do projeto, contra os cortes impostos pela gestão do governo Bolsonaro no órgão e na operação censitária.
https://assibge.org.br/sindicato-debate-censo-e-precarizacao-do-ibge-no-congresso-nacional/
27/08/2019 – A realização do Censo 2020 e os impactos que pode trazer aos Municípios pautou reunião entre o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, e servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O encontro – solicitado pela Associação dos Servidores do IBGE (ASSIBGE-SN) – ocorreu na sede da entidade municipalista. Censo 2020 pauta reunião entre CNM e associação de servidores do IBGE.
https://assibge.org.br/censo-2020-pauta-reuniao-entre-cnm-e-associacao-de-servidores-do-ibge/
24/10/2019 – A Comissão do Idoso da Câmara dos Deputados aprovou Emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020, que reserva R$ 1,2 bilhão para a realização do Censo Demográfico “em condições minimamente adequadas”. A apresentação desta Emenda foi fruto do esforço da ASSIBGE-SN para chamar a atenção da sociedade acerca da importância de um Censo sem cortes, através da articulação e realização de audiência públicas no Congresso Nacional. Comissão do Idoso aprovou emenda de R$1,2 bilhão para o Censo no Orçamento de 2020.
28/11/2019 – Em mais uma audiência pública no congresso a ASSIBGE defendeu a recomposição orçamentária no censo demográfico – ASSIBGE-SN defende emenda ao Orçamento que assegura recursos para o Censo 2020.
12/12/2019 – a ASSIBGE convocou os ibegeanos a participarem da luta por emenda de recomposição do orçamento original do censo, a emenda aprovada na Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso, de R$ 1,2 bilhão. Para tanto, disponibilizou carta a ser enviada para endereço eletrônico dos parlamentares.
https://assibge.org.br/assibge-sn-convoca-ibegeanos-a-pressionar-parlamentares-por-emenda-que-libera-verba-para-o-censo-2020/
16/12/2019 – A ASSIBGE-SN apontou os problemas do censo experimental realizado em Poços de Caldas. Como um ensaio geral já havia sinalizado os problemas que estão sendo enfrentados agora em 2022.
https://assibge.org.br/censo-experimental-abaixo-da-expectativa-prova-fracasso-da-intervencao-no-ibge/
30/12/2019 – Tribunal de Contas da União cobra providências do IBGE sobre irregularidades no Censo 2020 mediante denúncia da ASSIBGE SN e de uma representação feita no MPU.
https://assibge.org.br/tribunal-de-contas-da-uniao-cobra-providencias-do-ibge-sobre-irregularidades-no-censo-2020/
Janeiro de 2020 – A ASSIBGE-SN seguiu denunciando a falta de orçamento para o censo demográfico tal como descreve matéria do Valor Econômico de 9 de janeiro.
https://assibge.org.br/assibge-para-valor-economico-censo/
17/03/2020 – Em função das orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência de saúde pública causado pela Covid-19, o IBGE anunciou o adiamento do Censo Demográfico para 2021. O IBGE estabeleceu formalmente com o Ministério da Saúde o compromisso de realocar o orçamento do Censo 2020 em prol das ações de enfrentamento ao coronavírus, mantidas por aquele Ministério. Em contrapartida, em 2021, o Ministério da Saúde realocaria orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE.
https://www.poder360.com.br/brasil/ibge-adia-censo-para-2021-por-causa-do-coronavirus/
Primeiro semestre de 2020 – a redefinição do projeto do Censo Demográfico foi se consolidando mesmo com todos os problemas que haviam sido apontados pelo sindicato, por pesquisadores, por servidores experientes em censo e por comparações de experiências internacionais
18/08/2020 – os trabalhadores do IBGE foram surpreendidos com notícia na imprensa sobre o adiamento do Censo Demográfico de 2021 para 2022, por razões orçamentárias. A proposta de Orçamento a ser enviada ao Congresso Nacional para 2021 remanejava verbas para outras áreas, notadamente o Ministério da Defesa. A ASSIBGE denunciou a estratégia do governo em não realizar o censo, acreditando que em 2021 haveria controle satisfatório da pandemia para realizar todo o trabalho ainda faltante de treinamento em cadeia até alcançar os mais de 180 mil recenseadores até junho de 2021 e começar a coleta em agosto. Operação “esconde números”: adiar o Censo Demográfico é desperdício de dinheiro público.
https://assibge.org.br/operacao-esconde-numeros-adiar-o-censo-demografico-e-desperdicio-de-dinheiro-publico/
03/11/2020 – A ASSIBGE-SN segue denunciando a falta de servidores da casa e seu impacto na realização do censo demográfico, tendo em vista o fato de existirem mais de 6 mil cargos vagos na instituição. Concursos públicos e censo demográfico sim! Reforma Administrativa NÃO!
https://assibge.org.br/concursos-publicos-e-censo-demografico-sim-reforma-administrativa-nao/ e Entrevista – Déficit de trabalhadores no IBGE, a falta de diálogo da casa com os representantes da categoria, intervenções e a importância do CENSO.
https://assibge.org.br/assibge-conversa-sobre-as-intervencoes-do-governo-denuncia-falta-de-dialogo-e-comenta-sobre-a-importancia-do-censo-entrevista-super-noticia/
08/12/2020 – Lançamento do Livro organizado pela Campanha Todos Pelo Censo a respeito das experiências latinas mal-sucedidas com censo que decorreram de falta de planejamento, orçamento e diferentes intervenções na operação censitária. https://assibge.org.br/funcionarios-do-ibge-se-mobilizam-por-verba-para-o-censo/
09/12/2020 – O IBGE afirmava que 2 bilhões seriam suficientes para a realização do censo -Funcionários do IBGE retomam mobilização por mais verba para o Censo em 2021. https://assibge.org.br/funcionarios-do-ibge-retomam-mobilizacao-por-mais-verba-para-o-censo-em-2021/
23/12/2020 – A ASSIBGE-SN publica o vídeo “Estatísticas salvam vidas. Em defesa do Censo sem Cortes” – Estatísticas salvam vidas – confira o vídeo em DEFESA DO CENSO, sem cortes!
https://www.youtube.com/watch?v=ExmMHNB2pLo
22/02/2021 – ASSIBGE-SN pública a Nota Pública sobre o censo Demográfico
https://assibge.org.br/nota-publica-da-assibge-sn-sobre-o-censo-demografico-de-2021/
04/03/2021 – O início do processo de vacinação no país ocorreu somente em janeiro de 2021 e o percentual de pessoas vacinadas foi avançando lentamente, de forma que em 28 de março pouco mais de 7% havia sido vacinada com a primeira dose. Não havia segurança para dar início à cadeia de treinamento do censo, atividades que envolvem de forma crescente cada vez mais pessoas, tendo um formato piramidal, entre outros trabalhos que precisam ser realizados de forma presencial. A realidade da pandemia no país fez com que houvesse um movimento dos coordenadores de área do país para adiar o censo mais uma vez.
https://economia.ig.com.br/2021-03-04/coordenadores-do-ibge-ameacam-entregar-cargos-se-o-censo-for-mantido-na-pandemia.html
04/03/2021 – Assim, depois de debate na categoria, foi publicado o posicionamento do sindicato sobre a inviabilidade de realização do censo em 2021. Coordenadores do IBGE resistem à realização do CENSO em meio à crise sanitária.
https://assibge.org.br/coordenadores-do-ibge-resistem-a-realizacao-do-censo-em-meio-a-crise-sanitaria/
19/03/2021 – O movimento CENSO SEM MORTES segue tomando o Brasil. Diante do anúncio da retirada de R$ 1,7 bilhões do orçamento que vinha sendo negociado para a realização do Censo 2021, a ASSIBGE/SN vem a público manifestar.
https://assibge.org.br/o-movimento-censo-sem-mortes-segue-tomando-o-brasil-participe/
Março de 2021 – A ASSIBGE-SN encomendou ao instituto Questão de Ciência, entidade que estava se destacando em estudos e pareceres sobre a pandemia de Covid 19 no país, um estudo de viabilidade sobre a realização do censo demográfico em 2021. O instituto desaconselhou a realização do censo naquele ano e apresentou argumentos técnicos e científicos tendo em vista a possibilidade de propagação do vírus bem como sobre as medidas a serem tomadas pela instituição em fazendo o censo durante a pandemia.
https://assibge.org.br/nota-tecnica-do-instituto-questao-de-ciencia-desaconselha-a-realizacao-do-censo-em-2021/
14/04/2021 – Envio de ofício solicitando ao IBGE prorrogação dos contratos dos censitários
já contratados e já treinados para as suas tarefas – Manutenção dos contratos temporários e definição do calendário do Censo – Ofício 003/2021 9 de abril.
https://assibge.org.br/manutencao-dos-contratos-temporarios-e-definicao-do-calendario-do-censo-oficio-003-2021-9-de-abril/
23/04/2021 – O orçamento aprovado em abril de 2021 inviabilizou a realização do censo em qualquer ano. Ao cortar completamente o orçamento do Censo, o governo justificou que seria por conta do adiamento. Entretanto, o adiamento da coleta tem como pré-requisito a manutenção de muitas atividades preparatórias do censo. Sem orçamento para 2021 a operação seria completamente cancelada. Isso demandou do sindicato novamente, denúncias e sensibilização da sociedade civil e do parlamento sobre o assunto. https://assibge.org.br/nota-sobre-o-novo-corte-do-censo-orcamento-aprovado-inviabiliza-censo-em-2022/
23/04/2021 – Governo do Maranhão vai ao STF contra o cancelamento do Censo de 2021.
https://www.poder360.com.br/governo/governo-do-maranhao-vai-ao-stf-contra-cancelamento-do-censo-de-2021/
16/05/2021 – Plenário do STF determinou por maioria que o Censo deve ser realizado no exercício financeiro subsequente ao da concessão da liminar, ou seja, em 2022 o sindicato solicitou, ainda antes do julgamento da liminar, o ingresso como Amicus Curiae, para explanar a necessidade de 240 milhões ainda para 2021 e garantir a manutenção do projeto do censo.
08/06/2021 – O sindicato conversou com diferentes áreas envolvidas no censo e construiu uma pauta necessária para a realização do censo – Nessa pauta há diferentes pontos que não foram solucionados e por isso estão impactando a realização do censo hoje – O BRASIL PRECISA DO CENSO 2022.
https://assibge.org.br/o-brasil-precisa-do-censo-2022/
01/08/2022 – O sindicato desejou toda a sorte aos trabalhadores envolvidos no censo. É o levantamento mais importante do país e a gente tem orgulho de fazer esse trabalho. Todo o trabalho do sindicato tem sido no sentido de garantir a realização com qualidade. Em defesa do CENSO, em defesa do Brasil e de todos.
https://www.youtube.com/watch?v=WWxg198p54M
04/08/2022 – Desde 2020, a ASSIBGE-SN fez algumas reuniões com a “Coalizão Negra por Direitos”, importante coletivo que agrega mais de 200 organizações da sociedade civil que travam a tluta antirracista em defesa do povo negro. A última reunião ocorreu em agosto visando esclarecer ao coletivo sobre os problemas enfrentados pela operação censitária e buscando apoio para o engajamento das entidades na realização de um censo de qualidade.
14/11 e 25/11 – Reuniões com representantes da Equipe de transição, grupos de economia e planejamento – a ASSIBGE fez um histórico da luta do sindicato em defesa do censo, citou as dificuldades enfrentadas pela operação censitária que tem sua coleta atrasada, e naquele momento havia o anúncio de término até dezembro. Apontou também a necessidade emergencial de compor orçamento para a conclusão da operação em 2023. O sindicato também já reivindicou que se programasse orçamento para a contagem de 2025 e abordou outros assuntos. https://assibge.org.br/assibge-dialoga-com-equipe-de-transicao-do-novo-governo/
A ASSIBGE segue acompanhando a operação censitária buscando as melhores condições de execução da pesquisa bem como a sua qualidade, utilizando os recursos cabíveis para cada ação realizada e procurando todos os meios possíveis para preservar seus trabalhadores e a instituição. Reiteramos que o sindicato é o representante dos servidores da instituição e o empenho de todos é fundamental nas conquistas e na proteção dos nossos direitos.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.